Legisladores estão questionando como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Juventude monitora os projetos financiados, após uma comissão parlamentar ter tido dificuldades para localizar alguns beneficiários.

Isso ocorre em meio a preocupações sobre o pagamento de empréstimos, a monitoração e o uso de dinheiro público, que surgiram durante uma sessão com a comissão parlamentar de juventude, desenvolvimento cívico e comunitário ontem.

Legisladores questionaram como as instituições financeiras estavam rastreando os beneficiários e verificando se os projetos financiados estavam operando conforme o previsto.

"Tivemos dificuldades para encontrar esses projetos juvenis e até mesmo seus próprios funcionários no terreno não sabem onde estão localizados esses projetos.", "Então, como vocês monitoram esses projetos após os fundos já terem sido concedidos?", perguntou o vice-presidente da comissão, Austin Samupwa.

Ele disse que um relatório abrangente será compilado e submetido à Assembleia Nacional.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Juventude (NYDF) foi lançado em setembro passado para combater a alta taxa de desemprego juvenil, desenvolvendo jovens em criadores de empregos por meio do empreendedorismo.
Mais de 300 projetos juvenis foram aprovados no ano passado.
O ministro das Finanças, Ericah Shafudah, reconheceu ontem que o governo havia sofrido perdas sob o programa, que oferece empréstimos com taxas de juros entre 2% e 4%." "Perdemos dinheiro", disse Shafudah, sem divulgar o valor perdido ou o número de beneficiários que não conseguiram reembolsar seus empréstimos.
Ela alertou que alguns beneficiários que não cumpriram suas obrigações continuaram a se aproximar do governo e das instituições financeiras participantes para obter mais assistência.
Shafudah disse que o fundo foi projetado para ajudar jovens empreendedores que têm dificuldade de acessar financiamento convencional porque carecem de garantia.
Ela disse que o governo estava desenvolvendo um banco de dados com as instituições financeiras participantes para rastrear os beneficiários e avaliar o impacto do programa.
O governo inicialmente aspirava alocar N$500 milhões anualmente para o programa, mas só pôde arcar com N$200 milhões durante o exercício financeiro de 2025/26, disse ela.
O fundo é administrado através do Development Bank of Namibia (DBN), Agribank e do Environmental Investment Fund (EIF), que foi contratado pelo comitê.
MONITORAMENTO SOB ESCRUTÍNIO
Nelson Simasiku, chefe de financiamento para pequenas e médias empresas do DBN, disse ontem que o banco havia desembolsado cerca de N$52 milhões de um total de N$76 milhões em empréstimos aprovados.
Ele atribuiu os atrasos parcialmente a limitações de capacidade e beneficiários que não registraram seus negócios após a aprovação.
"Se sua capacidade é, por exemplo, avaliar mil solicitações em um mês se você receber 10.000, obviamente haverá atrasos", disse Simasiku.
O banco contratou trabalhadores com contrato temporário e recrutou 15 estagiários para ajudar a processar as solicitações.
Simasiku disse que as aprovações de empréstimos não acionam automaticamente os desembolsos, porque os beneficiários devem registrar seus negócios antes que os contratos possam ser preparados.
Membros do parlamento (deputados) questionaram ontem se os solicitantes que se qualificaram para financiamento mas não puderam acessar imediatamente o dinheiro teriam suas solicitações reconsideradas ou removidas do sistema.
Eles também desafiaram o requisito de que os candidatos fossem bancáveis, argumentando que o fundo tinha como objetivo remover barreiras ao financiamento.
Derek Klazen questionou se o período de reembolso de cinco anos poderia ser estendido para beneficiários que enfrentam dificuldades, enquanto Tuhafeni Kalola criticou a suposta falta de engajamento do DBN com as comunidades e os beneficiários.
Legisladores pediram monitoramento mais forte, maior transparência sobre projetos financiados e alocações regionais mais equitativas.
EMPRÉSTIMOS ABUSADOS
Taleni Katoma, gerente sênior de vendas do Agribank, disse que os projetos financiados pelo banco no valor de N$37,3 milhões deveriam gerar 5.432 empregos. Os projetos cobrem principalmente produção de alimentos, agricultura, agroindústria e aquicultura.
Katoma identificou a má gestão de projetos e o desvio dos fundos de empréstimo de seus propósitos previstos como principais desafios.
O Agribank treinou 83 beneficiários e recrutou 11 formados para auxiliar na avaliação de solicitações. Katoma pediu aos deputados que orientassem sobre como responsabilizar os beneficiários não conformes sem excluir injustamente jovens empreendedores merecedores.
Enquanto isso, Yvette Hausiku, chefe de desenvolvimento de negócios e gestão de carteira do EIF, disse ontem que a baixa conscientização e as informações equivocadas estavam limitando o alcance do fundo.
O EIF recebeu 178 solicitações, compostas por 118 homens e 60 mulheres, e relatou a desembolso de 86% do valor de financiamento aprovado.
Hausiku também alertou que indivíduos estavam cobrando dos solicitantes assistência, apesar das solicitações serem gratuitas.
O EIF desembolsou N$45 milhões de N$86 milhões em empréstimos aprovados.


